quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Cantoras - Anette Olzon

Anette Ingegerd Olsson Blyckert (Katrineholm, 21 de junho de 1971) é uma cantora e instrumentista sueca ex-vocalista da banda Nightwish , entre 2007 até 2012. Anette também esteve a frente da banda Alyson Avenue entre os anos de 2000 à 2006. Após sua entrada no Nightwish, Anette participou de outros projetos musicais como participante especial.
Em 2008, Anette esteve no álbum Heart Full of Fire, do grupo Brother Firetribe, a cantora também já trabalhou com a banda Pain e com o famoso grupo finlandês The Rasmus em 2009. Em 13 de agosto de 2009 Anette cantou duas músicas do Nightwish, "Kuolema Tekee Taiteilijan", e "Meadows of Heaven", ao lado da Orquestra Filarmônica de Estocolmo no Suomi Safari, um evento para comemorar as boas relações entre Finlândia e Suécia.  Após o encerramento da mais recente turnê mundial do Nightwish Anette divulgou em seu blog que planeja lançar um álbum solo, e em 19 de outubro de 2009 anunciou que o processo de composição já havia sido iniciado. O novo álbum do Nightwish também já começou a ser composto, previsto para começar a ser gravado em 15 de outubro de 2010.

Carreira com o Alyson Avenue

Em 1999 Anette se juntou a banda de rock alternativo Alyson Avenue, primeiro como vocalista de estúdio, depois como vocalista oficial. A primeira fita demo recebeu uma boa avaliação e permitiu que a banda logo fosse procurada por várias gravadoras; o tecladista e principal compositor Niclas Olsson reuniu a banda e eles gravaram uma nova demo de quatro faixas, que lhes garantiu um contrato com a gravadora AOR Heaven.

Carreira com o Nightwish

Em 21 de outubro de 2005 a banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish demitiu oficialmente sua vocalista, Tarja Turunen, e pouco tempo depois anunciaram em seu website que todas as interessadas em substituí-la deveriam enviar um fita ou CD demonstrando suas vozes, e entre elas seria escolhida a nova vocalista; ao todo o grupo recebeu mais de 2 mil fitas.
O álbum de estréia de Anette seria também o sexto do Nightwish, e se chamou Dark Passion Play; o primeiro single, Eva, estava previsto par ser lançado no começo de junho, mas acabou vazando para a Internet e assim o nome de Anette foi revelado na mídia em 24 de maio e Eva foi oficialmente lançado em 25 de maio, com todos os seus lucros sendo doados para a caridade.

Saída do Nightwish

Em 28 de setembro de 2012, o Nightwish tocou no Odgen Theatre, no Colorado, EUA. Na ocasião, Anette passou mal e foi internada, sendo substituída por Elize Ryd e Alissa White-Gluz, das bandas Amaranthe e The Agonist, respectivamente. No dia seguinte, Anette enviou comunicado aos fãs dizendo que não havia sido consultada sobre sua substituição, e manifestou descontentamento com a atitude dos outros membros da banda. Em 1 de outubro, o Nightwish divulgou um comunicado oficial dizendo que, em comum acordo, a cantora e o restante do grupo decidiram que seria melhor que ela saísse da banda, sendo anunciada sua substituição por Floor Jansen até o final da turnê já marcada para o álbum Imaginaerum.

Carreira solo


O futuro álbum solo de Anette será produzido por Anders Bagge, um grande produtor que já trabalhou com Madonna, Celine Dion, Janet Jackson entre outras; ele também é jurado na versão sueca do programa Ídolos. O projeto não será um álbum de heavy metal, mas terá elementos de rock alternativo, mas por enquanto não tem data de lançamento prevista.











Nenhum comentário:

Postar um comentário