sábado, 30 de novembro de 2013

Cantoras - Amy Lee

 Amy Lynn Hartzler (Riverside, 13 de dezembro de 1981), mais conhecida apenas como Amy Lee, é uma cantora, compositora e musicista norte-americana; além de ser co-fundadora e vocalista da banda de rock Evanescence. Em suas influências musicais ela cita desde músicos clássicos como Mozart, aos modernos como Björk, Tori Amos, Danny Elfman e Plumb. Ao longo de suas colaborações com o Evanescence, Lee participou de diversos projetos musicais, incluindo a trilha sonora do filme Nightmare Before Christmas, da Walt Disney Records. Lee também trabalhou com alguns artistas como Korn, Seether e David Hodges. Nos Estados Unidos, ela é a representante da campanha Out of the Shadows. A revista Revolver Magazine elegeu Amy Lee como a "Garota Mais Gostosa do Hard Rock" em sua pesquisa anual no ano de 2011, onde ela apareceu na capa da revista. Em fevereiro de 2012, Amy ficou em quadragésimo nono lugar no "Top 100: Maiores Mulheres na Música", realizado pelo VH1.

Vida pessoal

Filha de John Lee, um DJ e personalidade da televisão, e Sarah Cargill. Possui um irmão chamado Robert(Robby) e duas irmãs, Carrie e Laurie(Lori). Amy teve uma irmã chamada Bonnie que morreu em 1987 aos três anos de idade por uma doença não identificada. A canção "Hello" do álbum Fallen foi escrita em homenagem a sua falecida irmã, assim como "Like You" do álbum The Open Door. Amy teve aulas de piano aos nove anos de idade. Sua família mudou-se para vários lugares, incluindo Flórida e Illinois, e acabaram por se instalar em Little Rock, Arkansas, onde o Evanescence nasceu. Frequentou Middle Tennessee State University para estudar teoria musical e composição.
Em uma entrevista para o AOL Music, ela disse que as primeiras canções que ela se lembrou de escrever eram chamadas de "Eternity of Remorse" e "A Single Tear". A primeira foi escrita quando ela tinha onze anos de idade e desejava se tornar uma compositora clássica, e a segunda foi para um projeto escolar enquanto estava na oitava série.

Fundação

Amy Lee co-fundou a banda de rock Evanescence com o guitarrista Ben Moody. Os dois se conheceram em um acampamento de jovens, após Moody ouvir Amy tocando a canção "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)" do músico Meat Loaf no piano.6 Após um mês, a dupla tocou em sessões acústicas nas livrarias e cafeterias do Arkansas, eventualmente gravando dois EPs, Evanescence (1998) e Sound Asleep (1999), que foram vendidos durante as apresentações. Em 2000, Evanescence gravou a fita demo Origin. Esse disco contém três canções do álbum de estreia Fallen que foram escritas por Amy e Ben: "Whisper", "Imaginary" e "My Immortal". As duas primeiras foram alteradas antes de entrarem para o álbum, porém "My Immortal" sofreu poucas mudanças, com apenas alguns arranjos adicionados. A última versão desta canção foi disponibilizada em download para quem havia comprado a versão oficial de Fallen no website; porém exigia que um programa verificador de CD também fosse baixado para que a canção fosse executada. Esta versão foi incluída nas cópias do álbum Fallen, notavelmente nas edições brasileiras, bolivianas e argentinas.
Em 22 de outubro de 2003, Ben Moody deixou a banda alegando "diferenças criativas". Em uma entrevista realizada meses depois, Amy disse: "...nós chegamos a um ponto que se algo não mudasse, não seríamos capazes de fazer um novo disco". Ela também disse: "agora nós estamos em uma banda real, não apenas Ben, eu e mais alguns tocando juntos". O ex-guitarrista da banda Cold, Terry Balsamo substituiu Moody na banda, tanto na guitarra como parceiro de Lee nas composições.

Álbum solo

Durante uma entrevista em outubro de 2008 para o Spin.com, Lee disse que estava escrevendo novas canções, possivelmente para um álbum solo. Citando influências no folk e na música celta, ela disse que suas atuais canções a faziam sentir de volta às antigas raízes. Ela não forneceu a data de lançamento, mas disse a razão para esse novo projeto. "Eu preciso mostrar que sei fazer mais coisas, e que não são todas músicas tristes", disse Lee.
Ainda em outubro do mesmo ano, Lee deu uma entrevista ao The Gauntlet, dizendo que não havia certeza se iria iniciar uma carreira à solo, afirmando estar em um momento onde não sabia o que faria pela frente. Ela observou que o Evanescence ainda estava junto, mas iniciar uma nova turnê seria monótono. Lee reiterou que estava escrevendo canções, embora não sabia dizer para que propósito serviriam.
Em uma nova entrevista para a Spin em março de 2010, Lee revelou que estava em um processo criativo muito diferente a respeito de seu trabalho anterior no álbum solo, porém as novas canções que seriam escritas iriam para as faixas do álbum auto-intitulado do Evanescence, que foi lançado em 11 de outubro de 2011.

Imagem

Lee possui um estilo de moda reconhecível, marcado pelo uso ocasional de maquiagem gótica e gosto por roupas de estilo victoriano. Ela também desenha suas próprias roupas, incluindo os vestidos usados no videoclipe da canção "Going Under", e da capa do álbum The Open Door, além do figurino usado durante a performance do Evanescence no Prêmio Nobel da Paz em 2011. Após desenhar o vestido que ela usou no Grammy Awards de 2004, ela escolheu o designer japonês H. Naoto para fazer por ela. Ela tinha um piercing na sobrancelha esquerda, visível na capa do álbum Fallen. Em um entrevista para o VEVO Stylized, Lee apresentou e explicou seu estilo de moda, comentando que ela prefere fazer suas próprias roupas, porque é difícil de encontrar exatamente o que ela quer em outro lugar. Em uma entrevista com a AOL, Lee afirmou que seu estilo diário é muito diferente de quando ela se apresenta no palco, apontando que ela estava usando "algo florido" durante a entrevista. Ela explicou que seu guarda-roupa no palco foi feito para preservar a atmosfera das canções e completar a imagem. Em outra entrevista, ela afirmou que, quando a banda começou a se apresentar, ela costumava usar corsets fortemente, com medo de diluir a imagem da banda, mas tornou-se progressivamente mais confortável com seu próprio estilo. Seu estilo no palco atual é muitas vezes caracterizado por botas, um top preto simples, uma saia longa e enfeites e acessórios diversos.
Ela declarou em várias ocasiões que nunca iria utilizar os seios ou se envolver em outros truques publicitários que chamam a atenção para si mesma. Na verdade, no vídeo da canção "Everybody's Fool", ela teve como objetivo zombar tais artistas sugerindo que as celebridades que usam o sexo para atrair um público, são de fato apenas futilidades (o tema unificador do vídeo da música). Muitos fãs elogiam Lee por sua recusa a imitar outras celebridades usando apelo sexual em sua música. Em 2006, a revista Blender listou Lee como uma das mulheres mais quentes do rock ao lado de cantoras como Joan Jett, Courtney Love e Liz Phair. Em 2013, Lee foi classificada em primeiro lugar na categoria "Mulheres Mais Quentes da Música", relizado pelo website NME.com.








2 comentários:

  1. Parabéns, muito bom seu Blog ... Descobri ele sem querer, mas gostei ...

    Tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  2. Muitas informações que eu não sabia sobre a Amy Lee ... Parabéns pelo Blog gata.

    Evanescence Sempre Evanescence!

    ResponderExcluir