domingo, 30 de dezembro de 2012

Góticos - História e curiosidades


Segundo o que nos relata a história, gótico é tudo aquilo relativo aos godos, tribo germânica que invadiu o Império Romano durante o século III d.C., sendo os primeiros povos um dos primeiros povos bárbaros a ser converter para o cristinismo. A primeira distorção deste adjetivo veio da Renascença, sendo que o estilo clássico, estimulado pelo movimento em questão, foi deturpado na Idade Média (também conhecida como "Idade das Trevas"). Sabe-se que neste período da Idade Média o conhecimento humano ficou submetido aos poderes da Igreja, sendo qualquer expressão artística influênciada pela religiosidade cristã da época, fazendo com que todos os aspectos científicos fossem esquecidos. Assim sendo, os renascentistas as falhas artísticas, culturais e científicas no expressionismo gótico, denominando adeptos deste expressionismo como sub-cultura, denominação que perdurá até hoje. 

Arte Gótica

Presente em inúmeras igrejas da Europa e da América do Norte, a arte gótica, em seu tempo foi denominada como "arte francesa", indicando sua principal origem. Com o renascimento da arte clássica (ou neo-clássica), o estilo gótico foi perdendo força sendo chamado de "bárbaro", e subjugado como sub-cultura. Este estilo mistura o surrealismo com doses de melancolia doentia, além do aspecto sombrio, característica dos tempos em que surgiu. Para seu tempo, o estilo gótico foi arrojado, com inúmeras influências, desde o romântismo até o estilo medieval, fazendo as construções com esta arquitetura serem resistentes a ataques, e se manterem até hoje. A literatura gótica foi pouca aproveitada na época orginal, com poucos escritores. O principal foi Dante Aligheri, famoso por escrever seus textos em latim e italiano, mas já no final do século III d.c. O estilo gótico voltou a força no final do século XVIII, sendo apreciado por poetas, escritores, pintores, entre outros. Deste perído surgiu um novo estilo gótico, mas parecido com o estilo que conhecemos hoje.Este estilo preservava o aspecto sombrio, mas acresentava altas doses de melancolia, nostalgia e romantismo doentio, criando obras raras de nossa literutura como: Frankstein, Drácula, entre outros. No estilo gótico temos no Brasil autores com Álvares de Azevedo, que seguia a regra de estilo melancólico e sentimentalismo doentio. Para alguns literários este estilo é considerado como ultra-romântico, que demonstra o romântismo mas exageradas doses de melancolia, solidão, antropofagia, em suas obras. O estilo foi perdido durante muito tempo, pois este tipo de literatura não agrada a todos. 

O Gótigo Contemporâneo

O estilo gótico contemporâneo surgiu em meados dos anos 70 na periferia londrina. Advindo do punk, movimento que prega o anarquismo e a sociedade mais justa e igual, os góticos modernos vieram como uma nova luta. Os punks, eram em sua maioria jovens que não tinham perspectivas devido ao grande desemprego e o excesso de regras e regulamentos impostos pela sociedade da época. 
Ao contrário do hippies, os punks pregrevam o ajuste do Estado para satisfazer essa necessidade. O gótico contemporâneo, como estilo de vida surgiu nos anos 80 com o movimento Dark, contrário as normas impostas pela sociedade, e buscando uma nova de expressão, com doses de depressão. 
Os punks no Brasil já tiveram grande influência dos neo-góticos europeus, formando sua cultura (música, arte e literatura), baseada nesta influência. Normalmente os neo-góticos veste preto, mas não é regra. É regra o sentimento depressivo, o culto ao obscuro e ao sombrio, o sentimentalismo excessivo, e a tolerância ao semelhante. Os neo-góticos cultuam inúmeras crenças e religiosões sendo as mais comuns: 
cristianismo, paganismo egípcio, espíritismo, e satanismo. 
Os góticos contemporâneos levam uma vida regrada pela melancolia, solidão, e assim são por inúmeros motivos: delilusão com o mundo ou sociedade, indignação com a sociedade, nostalgia dos tempos antigos, depressão, entre outros.


Estilos Góticos Contemporâneos

Atualmente existem dois grandes estilos de góticos: os poserse os góticos reais. No primeiro grupo, os posers não cultuam o estilo de vida gótico, normalmente dizendo assim para obter status na sociedade. O segundo grupo, góticos reais, são aqueles que utilizam-se deste estilo de vida normalmente vestindo preto, andando em grupos durante a noite, etc. Este grupo de góticos reais são pessoa normalmente mal humoradas, mas não é regra. Gostam do estilo musical heavy metal, são pessoas preocupadas com o mundo em que vivemos e notadamente inteligentes. Apreciam também a música clássica e conseguem ver a beleza por trás de imagens ou fotos sombrias e obscuras, além de gostar de vinho tinto. Neste estilo de góticos reais estão considerados: 


Góticos Clássicos ou Medievais

Pessoas que são góticos, mas preferem viver na nostalgia da época medieval. São raros de encontrar, mas preferem vestir-se com roupas da Idade Média.
Góticos Metal
Também são góticos, vestem-se de preto e preferem música de heavy metal, estilo musical de rock pesado. Usam também cuturno e capas. São identificados principalmente por seus cabelos compridos.

Dark

Estilo inicial dos anos 80, usam preto e preferem músicas melancolicas. Carregam na maquiagem e com roupas pouco convencionais como o salto plataforma e calças de material sintético. Normalmente são visto à noite em grupos, mas hoje está cada vez mais difícil de encontrar.

Cyber Punk

Influenciado pelo estilo "Matrix" o cyberpunk prefere locais amplos, normalmente de dia. Sentem-se realizados com excesso tecnológico, computadores e outros, muita vezes colocando implantes eletrônicos na pele. Gostam de música eletrônica ([techno e industrial) e preferem estar reunidos em baladas raves. Este grupo apesar de vestir de preto não cultua muito o lado sombrio e pessimista gótico.

Neogóticos

Pessoas influênciadas pela cultura gótica, que não se manisfestam com roupas ou hábitos, mas são excessivamente solitárias e contrárias ao mundo moderno. Este grupo representa os góticos do novo século, que vivem no mundo urbano e são contrário ao caos que provém dele. Apreciam o heavy metal e gothic metal (metal melancólico), e discutem excessivamente sobre sociedade, filosofia e política. As correntes deste grupo podem estar muito ligadas aos grupos anteriores, mas com altas doses de sentimentalismo nacionalista exarcebado e melancolia profunda, além de nostalgia eterna dos tempos antigos.


Cultos e Religião

Os góticos contemporâneos não são um grupo religioso ou cultuam seitas satânicas. Seria um modo de viver, um estilo de vida. Como estilo de vida podemos citar: ciganos, nômades, eremitas, entre outros. Os góticos contemporâneos não são diferentes. Portando os góticos cultuam diversas religiões passando desde o paganismo até o ocultismo moderno. Os góticos contemporâneos preferem as religiões esquecidas, mas há ainda aqueles que cultuam o cristianismo, por exemplo. As religiões mais cultuadas pelos góticos contemporâneos são: 
Cristianismo; 
Cristinismo Gnóstico; 
Paganismo Egípcio; 
Espíritismo Cristão; 
Espíritismo Afro-Cristão; 
Vampirismo e; 
Satanismo. 


Visão Sociológica e Polítca

Os góticos contemporâneos tem outra visão de mundo, sendo assim não concordam com a manipulação das informações por parte dos governos. Como são considerados parte integrante de uma sub-cultura, são excluídos do processo participativo político. Este pensamento além de, deixar os góticos contemporâneos mais afastados do mundo externo leva os mesmos a práticas políticas controversas como a anarquia e o nazi-fascismo. Obviamente isto não é regra, mas devido o fato da colaboração da sociedade urbana pós-moderna, o gótico contemporâneo tolera qualquer exposição contrária a permanência deste sistema.


Literatura Gótica Contemporânea

Ainda firmada nos aspectos basilares do gotiscimo antigo, a literatura gótica da atualidade apresenta certas doses de indignação a sociedada urbana pós-moderna, nostalgia de tempos antigos e sentimentalismo quase doentio. Usualmente confundida em seu estilo como Realismo ou Realismo Pós-Moderno, a literatura gótica contemporânea pode ser definida como Neogótica, pois como dito acima, prega o espírito gótico antigo (nostalgia, sentimentalismo doentio, depressão) com aspectos urbanos modernos (criminalidade, corrupção, etc.) Está quase sempre atrelada a fatos políticos ou questões basilares de conceitos sociais como: honra, heroísmo, esperança, entre outros. 


Visões Góticas

O gótico observa o belo por trás do horrendo. Isto seria um contrasenso mas, procede já que para os góticos o sombrio faz parte de seu cotidiano. O hábito nortuno é parte disso, já que a noite desperta o lado criativo nos góticos fazendo com que seus comentários mais redundantes sejam feitos à noite. 


Falso Aspecto Gótico

Os góticos não são pessoas violentas, muito pelo contrário. Seu olhar profundo e sua imaginação, agregadas a inteligência fazem com que este tipo de pessoa se perca do mundo atual. Por tolerar tudo, os góticos contemporâneos não são violentos, pois em sua visão tudo pode ser feito. 


Aspecto integrado com a sociedade pós-moderna, os góticos são pessoas cuja esta mesma sociedade esqueceu. Devido a este mesmo fato, agregado a falta de perspectivas e desesperança em soluções práticas, os góticos contemporâneos se agarraram aos legados medievais como forma de suprir a falta de honra e heroísmo. A cada dia que passa os góticos contemporâneos ficam mais numerosos, por não serem resolvidos os problemas urbanos e manterem mais pessoas excluídas do processo político, social e econônico da sociedade em que vivemos. Portanto podemos terminar dizendo que os góticos são o fruto da sociedade injusta, não culpando estes por preferirem as sombras, mas sim a sociedade que não alimenta todos de forma igual e humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário